Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 55 Current »

 

O que é o RCTSaai ?


O RCTSaai é uma infraestrutura de autenticação e autorização (AAI) e tem como objetivo simplificar a oferta de serviços web a toda comunidade RCTS. Alunos, professores e funcionários das instituições participantes, utilizando a sua conta institucional, tem acesso a um conjunto de serviços disponíveis através da RCTSaai.

 

Para entrar nos serviços da RCTSaai terá apenas de realizar uma autenticação utilizando sua conta institucional.

Quais os serviços disponíveis na RCTSaai?


Consulte o catalogo de serviços RCTSaai e utilize a sua conta institucional para entrar.

Como aceder a um serviço?


Sempre que escolhe a opção de acesso (Entrar/Login) nos serviço RCTSaai é necessário indicar qual a instituição a que pertence, para que seja redireccionado para a página de autenticação da mesma.

Exemplo:

 

 

No serviço deve seleccionar o botão de Entrar/Login existente na página principal do serviço.

 

 

Problemas na autenticação?


 Se está com problemas em autenticar-se (ex.: não sabe as suas credenciais, recebe uma mensagem de erro) deve entrar em contacto com o serviço de suporte da sua instituição.

A minha instituição pertence à RCTSaai?


Para verificar se a sua instituição pertence à RCTSaai consulte a lista de Entidades Ligadas ao RCTSaai.

Como posso obter as credenciais de autenticação?


A autenticação na federação RCTSaai é feita com recurso à conta institucional do utilizador. Por isso deve requerer esta junto dos serviços de informática da sua instituição. 

Esta é uma forma de autenticação segura?


Sim, esta é uma forma de autenticação segura e baseada em mecanismos de autenticação modernos e comprovadamente seguros. O processo de autenticação está localizado na instituição do utilizador, o que garante que os dados não são transmitidos entre o serviço e a instituição. Desta forma os gestores dos serviços não têm acesso aos dados de autenticação dos utilizadores.

O que devo fazer caso as minhas credenciais sejam comprometidas?


Caso das credenciais de acesso do utilizador sejam comprometidas, este deve reportar o problema ao centro de informática da sua instituição e proceder à alteração destas de imediato.

Que dados dos utilizadores são transmitidos aos serviços?


Por forma a dar acesso a cada um dos serviços é transmitido, de forma segura, um conjunto de informações dos utilizadores. Estes são os mesmos dados que o utilizador teria de fornecer caso a autenticação nos serviços fosse feita localmente.

No primeiro acesso a cada um dos serviços, o utilizador terá acesso à lista dos seus atributos transmitidos, podendo ou não concordar com a sua transmissão. Caso não concorde o acesso ao serviço é negado.

É ainda dada a possibilidade aos utilizadores de em cada novo processo de autenticação verem os dados que vão ser enviados para os serviços.

  • No labels