Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 37 Next »

O objetivo do AAI é a de simplificar o acesso interinstitucional a recursos (serviços web, serviço de acesso à rede wireless, etc.). Com o AAI o utilizador (estudante, professor ou funcionário) realiza apenas um login com a sua conta institucional para aceder a vários serviços de várias instituições.

Vantagens do AAI

  • O utilizador apenas realiza um único login para aceder a vários serviços;
  • Redução do número de credenciais por parte do utilizador para aceder aos serviços (apenas utiliza/gere as credenciais da instituição de origem);
  • Os serviços integram utilizadores de outras instituições de uma forma simples e segura; e
  • Simplificação da gestão de credenciais por parte do administrador da instituição ( não sendo necessários gerir utilizadores externos à sua instituição).

 

 Como funciona o AAI ?

Uma infra estrutura de autenticação e autorização  assenta no princípio de que um utilizador pode aceder a um serviço web, após uma autenticação utilizando as credenciais da instituição de origem e uma autorização com base em atributos (informação de identidade) enviados de uma forma segura e confidencial pela sua instituição de origem do utilizador.

Componentes AAI

  • Fornecedor de Identidade: componente responsável por autenticar os utilizadores da sua instituição e enviar atributos (ex.: email, nome do utilizador)
  • Fornecedor de Serviço: é responsável por proteger e autorizar o acesso a um determinado serviço web com base nos atributos enviados pelo  "Fornecedor de Identidade".

 

 

  1. Quero aceder ao vosso serviço
  2. Utilizador Autenticado?
  3. O utilizador Autentica-se
  4. Valida Autenticação
  5. Envia Informação do Utilizador

 

 

 

 

 

 

 

 

  • No labels