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  • 1º Acesso ao Portal - Configuração da Organização e Domínios pelo Administrador Principal
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A FCT|FCCN é responsável por criar a instituição no site da Digicert e associar o administrador principal definido no protocolo.

Após o registo desta informação o Administrador Principal recebe o email da Digicert para finalizar a criação da conta no site da Digicert.  

O link do email dá acesso ao formulário “Setup your Account Details”

 

 

 O pedido de novos certificados no portal só é possível após a criação e validação da Organização com a DigiCert, assim como os respetivos domínios associados.

Estas validações são realizadas pelo Administrador Principal com a DigiCert.

1º Passo - Aceder ao portal e visualizar informação da Division criada previamente pela FCT|FCCN


Informação da instituição e Contacto Administrativo que a FCCN regista previamente com base na informação existente no protocolo.

 

Após a validação dos dados da Division e da conta de administrador, criados pela FCT|FCCN, devem ser seguidos os seguintes passos:

  1. Criar Organização
  2. Criar Domínios associados
  3. Criar utilizadores adicionais

O primeiro passo a ser seguido é a validação da conta Digicert

2º Passo - Criar e Validar Organização 


Para que possa realizar o pedido de certificados é necessário criar uma Organização que será validada pela Digicert.

·         Criar Organização

 

 

 

 

 

 

 

O Contacto associado neste formulário apenas é utilizado quando a Digicert encontra problemas em validar a Organização.

O nome da Organização a colocar deve corresponder ao nome da Instituição que assina o protocolo.

Não devem criar Organizações para as Unidades Orgânicas da Instituição.

A informação a registar no formulário é a apresentamos abaixo.

Organization Details
  • Legal Name: Nome legal da Organização que está a ser criada
  • Assumed Name: Nome alternativo da Organização que está a ser criada
  • Organization Phone Number: Número de telefone geral da Organização que está a ser criada
  • Address: Morada postal da Organização que está a ser criada
  • City: Cidade em que se localiza a Organização que está a ser criada 
  • Country: País em que se localiza a Organização que está a ser criada 
  • State
  • Zip Code: Código postal da morada em que se localiza a Organização que está a ser criada 
Validation Contact
  • First Name: Primeiro nome do contato principal
  • Last Name: Último nome do contato principal
  • Job Title: Função do contato principal na Organização
  • Email: Email do contato principal
  • Phone Number: Número de telefone do contato principal
  • Phone Extension: Extensão telefónica do contato principal, caso exista

Este será o contato que a Digicert irá usar em caso de problemas com a validação dos dados da instituição.
Para que possa realizar o pedido de certificados é necessário criar uma Organização que será validada pela Digicert. 
  • Submeter validação da Organização

Após o registo da Organização é necessário indicar que tipos de certificados podem pedir dentro desta organização. Para isso deve editar a Organização criada e selecionar a opção “Submit for Validation”.

Para os tipos de certificados “EV-Extended Organization Validation” e “CS – Code Signing Organization Validation” é necessário indicar um Administrador que fica responsável por aprovar os pedidos de certificados deste tipo. 

 

Obrigatoriamente estes Administradores tem de ter preenchido os campos “Phone” e “Job Title” para que possam ser listados neste formulário.
O processo de validação é feito de forma automática pela Digicert e este é um processo que demora alguns dias. O processo pode ser acompanhado na informação relativa à Organização, no portal da Digicert.

3º Passo - Criar e Validar Domínios da Organização 


Para que possa realizar o pedido de certificados é também necessário criar os domínios associados à Organização. Também estes vão ser validados pela Digicert.

  • Criar Domínio
Deve registar os domínios para os quais pretende pedir certificados.

A criação de um novo domínio requer apenas que o Administrador introduza apenas os seguintes dados:

  • Organization: Organização a que será associado o domínio
  • Domain Name: domínio associado, tipicamente o domínio da Organização. Não devem ser criados sub-domínios.

A criação de domínios deve ser limitada aos de primeiro nível e não a sub-domínios que existam.
  • Associar Tipo de Certificados ao Domínio – Opção “Submit for Validation”

Editar o domínio e selecionar o botão “Submit for Validation”. Indicar quais os tipos de certificados que pretende utilizar sobre o domínio.

  • Submeter o domínio à Validação DCV

Editar o domínio e selecionar o botão “Send Approval Emails”.

Importante: No caso do domínio fccn.pt o email para aprovação utilizado pela Digicert foi o email da secretaria@fccn.pt.

 


Exemplo do Email enviado pela Digicert para um domínio

Domínio fccn.pt no Estado Aprovado

3º Passo - Criar Novos Administradores ou Utilizadores


Para que possa realizar o pedido de certificados é necessário criar uma Organização que será validada pela Digicert.

  • Para criar novos Administradores deve associar o Role: Administrador
  • Se apenas pretende dar acesso para realizar pedidos de certificados deve associar o Role: User

 

OUTRA NOTAS IMPORTANTES:

  • NÃO É RECOMENDADA a utilização das seguintes opções disponíveis no menu Account:
    • Guest Request
    • API Access
  • É possível pedir certificados pessoais de forma manual (sem o acesso federado). No entanto É OBRIGATORIO seguir todos os passos definidos na CPS – Personal Certificates 
  • Em breve será publicado um manual em Português no espaço TCS:

https://confluence.fccn.pt/display/tcs/TCS+Home

 

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