Skip to end of metadata
Go to start of metadata

eduroam Configuration Assistant Tool

Descrição

O eduroam Configuration Assistant Tool (eduroam CAT) permite que os utilizadores da rede eduroam configurem os seus dispositivos de forma simples e rápida, usando para isso instaladores/configuradores automáticos.

Para além de todo o processo de configuração, o CAT fornece ainda informação de apoio aos utilizadores, indicando números de telefone de contacto, endereços de email para suporte e links para páginas web de apoio.

O CAT está orientado por instituição, o que significa que cada instalador/configurador deve ser usado apenas pelos utilizadores de cada instituição. Não existem quaisquer garantias que possa ser usado por utilizadores de outras instituições.

Os sistemas operativos suportados pelo CAT são os seguintes:

  • Windows
    • Widows 8/8.1
    • Windows 7
    • Windows Vista
    • Windows XP SP3
  • Apple
    • OSX Mavericks
    • OSX Mountain Lion
    • OSX Lion
    • iOS
  • Linux (A maioria das distribuições)

A configuração dos restantes sistemas operativos existentes deve ser feita de forma manual, usando as configurações fornecidas pelas instituições. Caso necessitem podem ver nesta página informação genérica de configuração.

Windows RT

No Surface RT, seleccionando a configuração de Windows 8, constata-se que a configuração automática do CAT não trabalha. No Surface pro, basta instalar o perfil do Windows 8.

Android

A inexistência de um instalador CAT para Android deve-se a particularidades do sistema operativo, que impossibilita a introdução de configurações externas

A forma de utilização do CAT é extremamente simples e será descrita em detalhe abaixo. Esta está dividida em duas partes, o acesso ao configurador e a sua execução, devendo ser seguida por esta ordem.

Obter o Instalador

Para obter o instalador da rede eduroam deve seguir os passos apresentados abaixo.

Aceder ao CAT

O acesso à plataforma de download de instaladores/configuradores é feito pelo endereço cat.eduroam.org. É aí serão disponibilizados as aplicações necessárias para a configuração da rede eduroam.

Aceder ao instalador

Ao acederem ao link cat.eduroam.org será mostrada a página inicial deste serviço. Para além de alguma informação sobre este, nomeadamente o report de erros, os termos de utilização ou uma FAQ, podemos ainda aceder à opção de download dos instaladores.

Devem iniciar o processo com a escolha da opção de download do instalador eduroam. Esta opção encontra-se disponível na página principal do CAT.

Depois de seleccionada essa opção é necessário que o utilizador escolha a instituição a que pertence, da lista apresentada.

Caso a sua instituição não esteja presente na lista, deve contactar o centro de informática da sua instituição e pedir para que façam a adesão ao CAT. Não deve usar o instalador de outra instituição para configurar o seu terminal.

Uma vez que o CAT suporta diferentes perfis de utilizador por instituição, deve de seguida escolher o que mais se adapta ao seu tipo de utilizador. De notar que caso exista apenas um perfil esta opção não será apresentada e será de imediato mostrada a lista de instaladores disponíveis.

Descarregar o instalador

O passo seguinte neste processo passa pela escolha do sistema operativo do dispositivo do utilizador. Deve ser escolhido o sistema operativo correcto pois estes instaladores foram criados com especificidades únicas para cada sistema operativo.

Os sistemas operativos suportados pelo CAT são os seguintes:

  • Windows
    • Widows 8/8.1
    • Windows 7
    • Windows Vista
    • Windows XP SP3
  • Apple
    • OSX Mavericks
    • OSX Mountain Lion
    • OSX Lion
    • iOS
  • Linux (A maioria das distribuições)

Para descarregarem um instalador basta que carreguem no botão correspondente ao sistema operativo em uso. Caso a entrada correspondente surja a cinzento, não existe suporte para o sistema operativo em causa.

Depois de descarregado o instalador, o mesmo deve ser executado no dispositivo onde se pretende configurar a rede eduroam

Apoio ao instalador

Na interface do CAT existe ainda informação de apoio para cada um dos instaladores. Caso carreguem no botão i, que se encontra após o botão de descarga, será mostrada informação que poderá ajudar o utilizador a executar o instalador.


Executar o configurador

Depois de terem obtido o configurador da rede eduroam é necessário executá-lo para que a configuração da rede seja feita. As instruções apresentadas são para os sistemas operativos Windows, mas nos restantes sistemas operativos (Linux, OSX e iOS) o processo é similar e muito intuitivo.

Executar

Devem aceder ao local onde o browser que usaram guardou o instalador da rede eduroam. Uma vez encontrado este deve ser executado.

Informações

O primeiro ecrã que o instalador CAT mostra contém informações sobre a instituição para o qual foi criado. Podem identificar essa instituição pelo logotipo.

Para além dessa informação está também presente outra de suporte. Podem ver aí um contacto de email, uma página de suporte e um número de telefone. Estes dados só são apresentados se forem disponibilizados pela instituição.

Alerta

Ao avançarem com o processo de configuração, no botão Seguinte, será mostrado um alerta que indica ao utilizador que deve apenas usar o configurador criado para a sua instituição e para o seu perfil.

Deve avançar no processo com o carregar no botão OK.

Credenciais

No passo seguinte o utilizador deve fornecer as suas credenciais eduroam. O username deve ser no formato utilizador@dominio.pt.

Apenas após a introdução desta informação é iniciado o processo de configuração no sistema operativo. Para avançarem no processo escolha Instalar.

Instalação

Durante o processo de instalação todos os passos que são executados são apresentados na interface. Caso surjam erros estes vão ser apresentados ai também.

No final do processo será mostrado na interface uma mensagem a indicar o sucesso da configuração ou eventuais erros que tenham surgido neste processo.

Devem terminar o configurador com o botão Concluído.

Ligação à rede eduroam

Após a configuração da rede eduroam com recurso ao instalador CAT o processo de ligação deve ser automático e imediato. No entanto, e caso este não aconteça, devem aceder às preferências das redes sem fios e forçar a ligação à rede eduroam.

  • No labels