Manutenção programada - 12:30 de 20/01/2017

Devido à necessidade de realização de uma manutenção técnica, o serviço Confluence irá estar indisponível na próxima sexta feira, dia 20 de Janeiro de 2017, a partir das 12:30 horas.

O tempo estimado para a realização desta intervenção é de cerca de uma hora. Iremos procurar ser o mais breves possíveis e tentar garantir o menor impacto possível.

Skip to end of metadata
Go to start of metadata
Logótipo do grupo de trabalho elia
GT-eLia: Grupo de Trabalho em eLearning inclusivo e acessível.
O Grupo de Trabalho em eLearning inclusivo e acessível promove a partilha de práticas, investigação e desenvolvimento de estratégias e recursos que visam a implementação de um eLearning inclusivo e acessível nas instituições de ensino superior em Portugal.

O grupo-eLia - eLearning Inclusivo e Acessível, teve a sua primeira reunião a 19 de março de 2014 por iniciativa da Unidade de Ensino a Distância do IPLeiria. Trata-se de um grupo formal que visa a melhoria da acessibilidade e da usabilidade das plataformas e dos conteúdos digitais disponibilizados pelas Instituições de Ensino Superior, a todas as pessoas e em particular às que apresentam limitações funcionais derivadas da visão, da audição, do sistema neuro-motor ou cognitivo.
 
Segundo o Censos 2011, as limitações funcionais graves afetam em média 18% da população portuguesa - destas, cerca de 700 mil pessoas têm menos de 50 anos. Para qualquer uma delas as limitações no acesso à informação é uma realidade: impossibilidade ou dificuldade em usar a visão para aceder à informação impressa e a necessidade de o fazer através do tacto ou do resíduo visual, a necessidade de usar a língua gestual no caso das pessoas surdas, a necessidade de recorrer a dispositivos apontadores que não o rato ou a necessidade de interagir por via de sistemas de varrimento. Isto provoca na informação hoje disponibilizada a necessidade de se apresentar de forma a se transformar para responder a diferentes capacidades.

O eLia reflete, sistematiza e põe em prática modelos de elearning acessível, intervindo ao nível:
  • das melhores práticas a utilizar nas infraestruturas e plataformas de apoio ao  eLearning
  • das melhores práticas de edição de conteúdos;
  • das melhores práticas a utilizar nas ferramentas de edição;
  • das melhores práticas para potenciar a acessibilidade que se obtém da ação dos agentes de utilizador.

Aderir ao grupo

Para mais informações sobre este grupo de trabalho e como aderir consulte a página de instruções de adesão ou adira já.

Participe agora!

Colabore na avaliação do grupo eLia

Proponha uma linha de ação

Partilhe um caso de acessibilidade em contexto de eLearning ou ensino com recurso a TIC

Partilhe referência bibliográfica ou projeto

Envie os seus comentários e sugestões.

 

 

<p> Está a decorrer um questionário que pretende avaliar o primeiro ano de trabalho do gt-eLia e definir dinâmicas e linhas de ação para o próximo ano.</p> <a href="http://goo.gl/forms/8SYDkLyrBP" target="_blank">Acesso ao questionário</a> <p></p>        
Notícia do DN (27 março 2015) http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4479895&page=-1
A linha de ação coordenada pela Cecília Tomás,  professora de educação especial do Agrupamento de Escolas Anselmo de Andrade, contou com a colaboração do investigador José Cecílio, especialista em tecnologias assistidas para cidadãos com deficiência da Universidade de Coimbra. O trabalho desenvolvido foi divulgado em vários orgão da comunicação social, nomeadamente na RTP https://drive.google.com/file/d/0B0HrUWTxYVHrbFdvUUx0RGtvOHM/view e no Público online http://www.publico.…

 

 

 

 

  • No labels