- Created by Esmeralda Pires, last modified by Pedro Simões on Jun 29, 2018
A RCTSaai está integrada na federação de identidade RCTS e permite a utilização de uma chave única para aceder a todos os serviços RCTSaai.
RCTSaai, o que é ?
A RCTSaai é uma infraestrutura de autenticação e autorização (AAI) e tem como objetivo simplificar a oferta de serviços web a toda comunidade RCTS. Alunos, professores e funcionários das instituições participantes, utilizando a sua conta institucional, tem acesso a um conjunto de serviços disponíveis através da RCTSaai.
Como participar na RCTSaai?
As instituições de ensino superior e investigação podem participar na RCTSaai como Membro da Federação ou Membro Fornecedor de Serviço Externo
Quais os serviços disponíveis na RCTSaai?
Consulte Serviços RCTSaai
eduGAIN o que é ?
O eduGAIN é um serviço desenvolvido e gerido pelo projeto GÉANT que interliga as federações de identidades existentes a nível mundial. Este serviço tem como objetivo simplificar o acesso a serviços disponíveis em outras federações.
Como aceder a serviços de outras federações ?
Para aceder aos serviços de outras federações continua a utilizar as sua conta institucional. A instituição do utilizador para além de pertencer à RCTSaai tem também de pertencer ao eduGAIN.
Para validar se a sua instituição já participa no eduGAIN consulte a página de participantes.
Quais as federações que participam no eduGAIN ?
A RCTSaai integrou o eduGAIN em 2015, para visualizar as federações que participam no eduGAIN consulte "eduGAIN membership status".
Como participar no eduGAIN ?
Para iniciar o processo de integração ao eduGAIN é necessário ser Membro da Federação de Identidade RCTS. Para mais informações consulte a página da Federação de Identidade RCTS.
Quais os serviços disponíveis no eduGAIN ?
Consulte Serviços eduGAIN
No âmbito do projeto IES+Perto a Universidade de Aveiro e a Universidade do Porto desenvolveram um plugin que permite a integração da Autenticação.Gov nos Fornecedores de Identidade que se encontrem na versão 3.2 ou superior do Shibboleth Identity Provider.
Vantagens na Integração do Plugin para a Autenticação.Gov no Fornecedor de Identidade
- Permite a autenticação via Chave Móvel Digital (CMD) ou Cartão do Cidadão (CC);
- Integração apenas no fornecedor de identidade e automaticamente disponível a todos os serviços que estão federados;
- Autenticação CMD segura, acessível e independente para Reset de Password, com integração nos sistemas de IdM; e
- Autenticação de utilizadores externos às IES com CMD e CC.
Outras Vantagens da Integração do Plugin
Integração de um mecanismo de reCaptcha no interface de Login do Fornecedor de Identidade
- API Google reCAPTCHA
- Módulo de Múltiplos Perfis
- Resposta a diferentes realidades das IES (UPorto – mesmo CC, diferentes utilizadores student/staff; UAveiro – mesmo CC mesmo utilizador mas com diferentes perfis student/staff);
- Escolha do perfil é mostrada apenas quando identificado um utilizador com múltiplo perfil
Passos necessários para a integração do Plugin no Fornecedor de Identidade
Para permitir que um fornecedor de Identidade RCTSaai integre a Autenticação.Gov são necessários os seguintes passos:
1º Passo - Celebrar Protocolo com a AMA (Agência para a Modernização Administrativa)
2º Passo - Instalação e Configuração do Plugin no Fornecedor de Identidade (que se encontrem na versão 3.2 ou superior do Shibboleth Identity Provider)
Informação Detalhada na Área Privada
Os responsáveis técnicos dos Fornecedores de Identidade RCTSaai devem enviar um pedido formal de acesso à área privada RCTSaai através do email suporte@rctsaai.fccn.pt
Quer usar um serviço federado?
Consulte a nossa FAQ para obter mais informação de como utilizar um serviço.
Pretende configurar um serviço no Fornecedor de Identidade?
Consulte a nossa página de Configuração de Serviços.
Serviços
Conhecimento e Arquivo
| Comunicação e Colaboração Conectividade e Infraestrutura |
Serviços
Conhecimento e Arquivo Conectividade e Infraestrutura Segurança | Comunicação e Colaboração |
Authenticus - Identification of Scientific Publications
O Authenticus tem como objetivos associar de forma automática autores de publicações a investigadores e instituições portuguesas; permitir que os investigadores, de forma simples e eficaz, confirmem ou anulem as publicações que lhe foram associadas; ajudar os investigadores a propagarem as suas publicações para repositórios da sua instituição, ou da FCT, evitando a inserção manual em múltiplas entidades; fornecer indicadores bibliométricos centrados no investigador, na área científica, ou na instituição; e fornecer aos investigadores e instituições interfaces especializadas para acesso à sua informação.
Destinatários do serviço
Editoras B-On
A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso ilimitado e permanente às instituições de investigação e do ensino superior a milhares de periódicos e ebooks de alguns dos principais fornecedores de conteúdos científicos internacionais.
Destinatários do serviço
Site GÉANT
Conjunto de ferramentas de testes e acesso aos serviços prestados pela GÉANT, fornecidos à comunidade de investigação.
Destinatários do serviço
Cloud Catalogue 
O Cloud Catalogue da GÉANT fornece um resumo da lista dos fornecedores de serviços Cloud dedicados à educação e pesquisa. O Cloud Catalogue permite que às instituições comparar fornecedores e auxilia na celebração de contratos. Todos os detalhes de cada serviço estão apresentados no Cloud Catalogue.
Destinatários do serviço
Educast

Educast é um serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição simples de conteúdos lectivos (aulas). O sistema central garante o pós-processamento necessário para que estes fiquem disponíveis aos alunos através da Internet.
Destinatários do serviço
Colibri v1.0
e Colibri v2.0
O Colibri v1.0 é um Ambiente de Colaboração WEB sofisticado. Disponibiliza ferramentas para a realização de aulas, reuniões ou trabalhos de grupo para professores e alunos através da Internet. A nova plataforma, o Colibri v2.0, permite o acesso a recursos avançados de partilha, acesso via plataformas móveis e a gravação de sessões.
Destinatários do serviço
Recorder Educast
O Recorder Educast é a ferramenta para gravação de vídeos para o serviço Educast usando o sistema operativo Windows e macOS. Faz o aprovisionamento das licenças necessárias para a utilização deste software no ambiente Windows.
Destinatários do serviço
Videocast
O Videocast permite transmitir video, áudio e slides em tempo real, através de uma simples página Web. Poderá ainda incluir chat, twitter e acesso controlado dos utilizadores.
O Videocast está disponível para a comunidade académica e científica e é utilizado maioritariamente em eventos institucionais, palestras e workshops.
Destinatários do serviço
DreamSpark
O programa DreamSpark proporciona aos utilizadores das instituições de ensino o acesso a ferramentas de desenvolvimento e design de nível profissional. Estas ferramentas da Microsoft ajudarão a aumentar o nível de aprendizagem e de conhecimento nas áreas de design, tecnologia, matemática, ciências e engenharias.
Destinatários do serviço
Filesender
Aplicação que permite aos utilizadores enviar e armazenar temporariamente ficheiros de elevada dimensão. Para realizar o envio de ficheiros através do filesender é necessário utilizar a sua conta institucional. Os utilizadores a quem se destinam os ficheiros tem acesso de forma livre.
Destinatários do serviço
Este serviço pode ser usado por todos os utilizadores das instituições que se encontram ligadas à RCTSaai.
Confluence
O Confluence é uma plataforma de trabalho colaborativo com espaços públicos e privadas. Os espaços privados são acessíveis aos utilizadores de instituições ligadas à RCTSaai e com permissões de acesso atribuídas pelo Administrador do respetivo espaço.
Destinatários do serviço
Os espaços privados do Confluence estão acessíveis a todos os utilizadores de instituições ligadas à RCTSaai com permissões de acesso atribuídas pelo Administrador do espaço.
RendezVous 
Serviço de vídeo-conferência da RENATER, com base no padrão WebRTC, permite realizar uma videoconferência pela Web a partir de um navegador, sem plug-ins ou software de terceiros. Este serviço é acessível via Chrome, Chromium e Opera.
Destinatários do serviço
WebTUT 
O WebTUT é um serviço de videoconferência orientada ao atendimento especializado para professores, secretaria e helpdesk.
Destinatários do serviço
eduCONF 
O eduCONF é um sistema para testar salas de videoconferência e também um diretório de Sistemas de Videoconferência
Destinatários do serviço
eduroam.pt
O sítio web eduroam.pt é a página oficial desta rede em Portugal e destina-se a dar informação relevante sobre a rede eduroam. Nele pode consultar toda a informação sobre esta rede, nomeadamente onde a mesma está disponível e como se ligar a ela. Tem ainda disponível informações de suporte, como a lista das instituições e os respectivos contactos para apoio aos utilizadores, e também acesso a estatísticas de utilização da rede eduroam.
Toda a informação está disponível de forma pública, sendo disponibilizada algumas ferramentas de suporte adicional aos utilizadores que realizarem a autenticação federada. A gestão da informação sobre as instituições e o acesso a informação detalhada de cada uma é disponibilizada aos gestores das instituições eduroam, mediante os processos de autenticação federada.
Destinatários do serviço
Este serviço pode ser usado por todos os utilizadores de instituições ligadas à RCTSaai. O acesso federado pelos utilizadores a este serviço permite ter acesso a ferramentas adicionais e, no caso dos gestores do serviço, a informação adicional e à gestão da informação da instituição.
Relatórios mensais RCTS IP
Aérea privada associada ao serviço RCTS IP, onde é possível aceder aos arquivos dos relatórios mensais de utilização da rede RCTS e a alguns gráficos de utilização do serviço, em tempo real.
Destinatários do serviço
Este serviço apenas pode ser usado pelos contactos técnicos das instituições ligadas à RCTSaai.
RCTSaai-RR
O serviço RCTSaai-RR, desenvolvido pela HEAnet, disponibiliza uma interface de gestão da informação existentes no ficheiro de metadados da RCTSaai. Os contactos técnicos das instituições ligadas à RCTSaai tem acesso a este sistema para atualização da informação dos componentes (Fornecedor de Identidade e Fornecedores de Serviço) para os quais são identificados como responsáveis.
Destinatários do serviço
Este serviço destina-se aos contactos técnicos das instituições ligadas à RCTSaai.
CAT 
O serviço eduroam CAT (eduroam Configuration Assistant Tool) permite aos utilizadores da rede eduroam o acesso a ferramentas de configuração automática dos seus dispositivos sem fios.
O acesso ao eduroam CAT é aberto a todos os utilizadores, que apenas necessitam de escolher a sua instituição de origem, para de imediato ter acesso aos instaladores. Apenas os administradores das instituições eduroam ligadas ao eduGAIN necessitam de realizar o processo de autenticação (federado ou via redes sociais), para terem acesso à interface de gestão e configuração dos dados da sua instituição.
Destinatários do serviço
STUN/TURN 
O STUN/TURN fornece um conjunto de ferramentas que permitem apoiar os utilizadores e programadores das instituições a ultrapassarem as limitações de rede (ex.:Firewall / NAT Traversal).
Destinatários do serviço
Digicert 
Serviço de Certificados Pessoais
Certificados que permitem a identificação do utilizador como sendo elemento de uma instituição, podendo ser usados para assinar e cifrar mensagens de email ou assinar documentos.
Destinatários do serviço
A sua instituição não está na lista ?
Deve contactar o centro de informática da sua instituição para dar início ao processo de adesão ao RCTSaai e/ou eduGAIN.
Lista de instituições participantes na RCTSaai e eduGAIN
Membros RCTSaai
- Academia Militar
- Agência de Inovação
- Agência Portuguesa do Ambiente
- Centro Científico e Cultural de Macau
- CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
- Ciência Viva
- CIIMAR
- Direção Geral do Ensino Superior
- Direção-Geral do Território
- Escola Náutica Infante Dom Henrique
- Escola Naval
- Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
- Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
- Escola Superior de Enfermagem do Porto
- Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
- FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
- FCT|FCCN
- Fundação Calouste Gulbenkian
- INL- International Iberian Nanotechnology Laboratory
- Instituto de Avaliação Educativa
- Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência - INESC TEC
- Instituto Hidrográfico
- Instituto Politécnico da Guarda
- Instituto Politécnico da Lusofonia
- Instituto Politécnico de Beja
- Instituto Politécnico de Bragança
- Instituto Politécnico de Castelo Branco
- Instituto Politécnico de Castelo Branco
- Instituto Politécnico de Coimbra
- Instituto Politécnico de Leiria
- Instituto Politécnico de Lisboa
- Instituto Politecnico de Portalegre
- Instituto Politécnico de Setubal
- Instituto Politécnico de Tomar
- Instituto Politécnico de Viana do Castelo
- Instituto Politécnico de Viseu
- Instituto Politécnico do Cavado e do Ave
- Instituto Português do Desporto e da Juventude
- Instituto Universitário Militar
- IPMA
- ISCTE - Instituto Universitario de Lisboa
- ISEC Lisboa
- ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas
- Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas
- Laboratório Nacional de Energia e Geologia
- Laboratório Nacional de Engenharia Civil
- Secretaria Geral da Educação e Ciência
- Universidade Aberta
- Universidade Autónoma de Lisboa
- Universidade Católica Portuguesa
- Universidade da Beira Interior
- Universidade da Madeira
- Universidade de Aveiro
- Universidade de Coimbra
- Universidade de Évora
- Universidade de Lisboa
- Universidade de Lisboa
- Universidade de Santarém
- Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
- Universidade do Algarve
- Universidade do Minho
- Universidade do Porto
- Universidade dos Açores
- Universidade Europeia
- Universidade Fernando Pessoa
- Universidade Lusíada
- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
- Universidade Lusófona do Porto
- Universidade Nova de Lisboa
- Universidade Portucalense Infante D. Henrique
Membros eduGAIN
Academia Militar
Agência Portuguesa do Ambiente
Centro Científico e Cultural de Macau
CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
Ciência Viva
CIIMAR
Direção Geral do Ensino Superior
Direção-Geral do Território
Escola Náutica Infante Dom Henrique
Escola Naval
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Escola Superior de Enfermagem do Porto
Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
FCT|FCCN
Fundação Calouste Gulbenkian
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência - INESC TEC
Instituto Hidrográfico
Instituto Politécnico da Guarda
Instituto Politécnico da Lusofonia
Instituto Politécnico de Lisboa
Instituto Politecnico de Portalegre
Instituto Politécnico do Cavado e do Ave
Instituto Português do Desporto e da Juventude
Instituto Universitário Militar
IPMA
Instituto Politécnico de Viseu
ISCTE - Instituto Universitario de Lisboa
ISEC Lisboa
ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas
Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas
Laboratório Nacional de Energia e Geologia
Laboratório Nacional de Engenharia Civil
Secretaria Geral da Educação e Ciência
Universidade Aberta
Universidade da Beira Interior
Universidade da Madeira
Universidade de Aveiro
Universidade de Coimbra
Universidade de Évora
Universidade de Santarém
Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Universidade do Algarve
Universidade do Minho
Universidade do Porto
Universidade dos Açores
Universidade Europeia
Universidade Lusíada
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Universidade Lusófona do Porto
Universidade Portucalense Infante D. Henrique
Universidade Nova de Lisboa
Contactos de Suporte Institucionais
Está com problemas em autenticar-se?
- O que é o RCTSaai ?
- Quais os serviços disponíveis na RCTSaai?
- Como aceder a um serviço?
- Problemas na autenticação?
- A minha instituição pertence à RCTSaai?
- Como posso obter as credenciais de autenticação?
- Esta é uma forma de autenticação segura?
- O que devo fazer caso as minhas credenciais sejam comprometidas?
- Que dados dos utilizadores são transmitidos aos serviços?
O que é o RCTSaai ?
O RCTSaai é uma infraestrutura de autenticação e autorização (AAI) e tem como objetivo simplificar a oferta de serviços web a toda comunidade RCTS. Alunos, professores e funcionários das instituições participantes, utilizando a sua conta institucional, tem acesso a um conjunto de serviços disponíveis através da RCTSaai.
Para entrar nos serviços da RCTSaai terá apenas de realizar uma autenticação utilizando sua conta institucional.
Quais os serviços disponíveis na RCTSaai?
Consulte o catalogo de serviços RCTSaai e utilize a sua conta institucional para entrar.
Como aceder a um serviço?
Sempre que escolhe a opção de acesso (Entrar/Login) nos serviço RCTSaai é necessário indicar qual a instituição a que pertence, para que seja redireccionado para a página de autenticação da mesma.
Exemplo:
- Serviço RCTSaai: educast (https://educast.fccn.pt)
- Utilizador pertence: FCCN
- 1º Aceder ao serviço
- 2º Indicar a instituição a que pertence
- 3º Autentique-se
- 4º Aceitar o envio de informação
- 5º Utilizar o serviço
No serviço deve seleccionar o botão de Entrar/Login existente na página principal do serviço.
Após seleccionar o botão de Entrar/Login o utilizador é redireccionado para uma página onde deve indicar a instituição a que pertence. Pode escolher diretamente da lista apresentada ou escrever o nome ou sigla da sua instituição.
Identificada a sua instituição deve seleccionar o botão "Entrar" para que seja redireccionado para a respectiva página de autenticação.
Na página de autenticação da sua instituição utilize as credenciais de acesso que costuma usar para aceder a serviços internos como por exemplo o eduroam.
Após a colocação das credênciais de acesso, e da autenticação com sucesso, será mostrado ao utilizador os seus dados que vão ser passados para o serviço. Deverá verificar esses dados e caso concorde com a sua utilização deverá carregar no botão Aceitar.
Se não concordar com a utilização dos dados deverá carregar no botão Rejeitar. Nesse caso o acesso ao serviço não será realizado.
Após a autenticação com sucesso, o serviço irá mostrar a informação do utilizador, tipicamente no canto superior direito ou numa página de preferências.
Apenas um autenticação
Problemas na autenticação?
Se está com problemas em autenticar-se (ex.: não sabe as suas credenciais, recebe uma mensagem de erro) deve entrar em contacto com o serviço de suporte da sua instituição.
Consulte a lista de contactos de suporte da RCTSaai.
A minha instituição pertence à RCTSaai?
Para verificar se a sua instituição pertence à RCTSaai consulte a lista de Entidades Ligadas ao RCTSaai.
Como posso obter as credenciais de autenticação?
A autenticação na federação RCTSaai é feita com recurso à conta institucional do utilizador. Por isso deve requerer esta junto dos serviços de informática da sua instituição.
Esta é uma forma de autenticação segura?
Sim, esta é uma forma de autenticação segura e baseada em mecanismos de autenticação modernos e comprovadamente seguros. O processo de autenticação está localizado na instituição do utilizador, o que garante que os dados não são transmitidos entre o serviço e a instituição. Desta forma os gestores dos serviços não têm acesso aos dados de autenticação dos utilizadores.
O que devo fazer caso as minhas credenciais sejam comprometidas?
Caso as credenciais de acesso do utilizador sejam comprometidas, este deve reportar o problema ao centro de informática da sua instituição e proceder à sua alteração de imediato.
Que dados dos utilizadores são transmitidos aos serviços?
Por forma a dar acesso a cada um dos serviços é transmitido, de forma segura, um conjunto de informações dos utilizadores. Estes são os mesmos dados que o utilizador teria de fornecer caso a autenticação nos serviços fosse feita localmente.
No primeiro acesso a cada um dos serviços, o utilizador terá acesso à lista dos seus atributos transmitidos, podendo ou não concordar com a sua transmissão. Caso não concorde o acesso ao serviço é negado.
É ainda dada a possibilidade aos utilizadores de em cada novo processo de autenticação verem os dados que vão ser enviados para os serviços.
Quer utilizar a autenticação RCTSaai no seu serviço ?
Para permitir a autenticação RCTSaai no seu serviço é necessário a instalação de um Fornecedor de Serviço.
Consulte a página de Instalação de Fornecedor de Serviço.
Quer permtir a autenticação RCTSaai aos seus utilizadores ?
Para que os utilizadores da sua instituição possam usar os serviços RCTSaai é necessário a instalação de um Fornecedor de Identidade.
Consulte a página de Instalação de Fornecedor de Identidade.
São necessários os seguintes passos para integrar um fornecedor de identidade na RCTSaai:
- Pedido formal de ligação à federação de identidade RCTS
- Assinatura do protocolo de adesão à federação de identidade RCTS
- Instalação do Fornecedor de Identidade e configuração em ambiente de testes (RCTSaaiTestes)
- Passagem do Fornecedor de Identidade para o ambiente de produção (RCTSaai)
Saiba mais informações através do link Fornecedor de Identidade na RCTSaai
Para realizar a integração no eduGAIN são necessários os seguintes passos:
- Pedido formal de ligação
- Cumprir requisitos técnicos eduGAIN
Saiba mais informações através do link Fornecedor de Identidade no eduGAIN
Os metadados de uma federação enumeram os intervenientes da federação considerados de confiança (fornecedores de identidade e serviço) e armazenam informação (ex.: entityID, chave pública do certificado) que permite estabelecer uma comunicação segura.
- Como configurar os metadados da RCTSaai
- Como configurar os metadados do eduGAIN
- Como configurar os metadados da Clarin
Saiba mais através do link Metadados - O que são ?
Os atributos são informação do utilizador enviada pelo fornecedor de Identidade a um serviço após uma autenticação bem sucedida. É com base nesta informação que os serviços autorizam o acesso do utilizador.
Saiba mais através do link Atributos para que servem ?
Sempre que o utilizador escolhe a opção de acesso (Entrar/Login) a um serviço é necessário indicar qual a instituição a que pertence, para que seja redireccionado para a página de autenticação da mesma. É com este propósito que existe o serviço WAYF (iniciais de "Where Are You From"), que se dedica a encaminhar os utilizadores para o ponto de autenticação da sua instituição de origem.
Apenas os Fornecedores de Serviço necessitam de configurar este serviço:
- No labels