Manutenção programada - 12:30 de 20/01/2017

Devido à necessidade de realização de uma manutenção técnica, o serviço Confluence irá estar indisponível na próxima sexta feira, dia 20 de Janeiro de 2017, a partir das 12:30 horas.

O tempo estimado para a realização desta intervenção é de cerca de uma hora. Iremos procurar ser o mais breves possíveis e tentar garantir o menor impacto possível.

Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

A RCTSaai está integrada na federação de identidade RCTS e permite a utilização de uma chave única  para aceder a todos os serviços RCTSaai.

 

RCTSaai, o que é ?

A RCTSaai é uma infraestrutura de autenticação e autorização (AAI) e tem como objetivo simplificar a oferta de serviços web a toda comunidade RCTS. Alunos, professores e funcionários das instituições participantes, utilizando a sua conta institucional, tem acesso a um conjunto de serviços disponíveis através da RCTSaai.

Como participar na RCTSaai?

As instituições de ensino superior e investigação podem participar na RCTSaai como Membro da Federação ou Membro Fornecedor de Serviço Externo

Quais os serviços disponíveis na RCTSaai?

Consulte Serviços RCTSaai

eduGAIN o que é ?

O eduGAIN é um serviço desenvolvido e gerido pelo projeto GÉANT que interliga as federações de identidades existentes a nível mundial. Este serviço tem como objetivo simplificar o acesso a serviços disponíveis em outras federações. 

 

Como aceder a serviços de outras federações ?

Para aceder aos serviços de outras federações continua a utilizar as sua conta institucional. A instituição do utilizador para além de pertencer à RCTSaai tem também de pertencer ao eduGAIN.

Para validar se a sua instituição já participa no eduGAIN consulte a página de participantes.

Quais as federações que participam no eduGAIN ?

A RCTSaai integrou o eduGAIN em 2015, para visualizar as federações que participam no eduGAIN consulte "eduGAIN membership status".

Como participar no eduGAIN ?

Para iniciar o processo de integração ao eduGAIN é necessário ser Membro da Federação de Identidade RCTS. Para mais informações consulte a página da Federação de Identidade RCTS.

Quais os serviços disponíveis no eduGAIN ?

Consulte Serviços eduGAIN

Quer usar um serviço federado?

Consulte a nossa FAQ  para obter mais informação de como utilizar um serviço.

Pretende configurar um serviço no Fornecedor de Identidade?

Consulte a nossa página de Configuração de Serviços.

Conhecimento e Arquivo

Authenticus - Identification of Scientific Publications

O Authenticus tem como objetivos associar de forma automática autores de publicações a investigadores e instituições portuguesas; permitir que os investigadores, de forma simples e eficaz, confirmem ou anulem as publicações que lhe foram associadas; ajudar os investigadores a propagarem as suas publicações para repositórios da sua instituição, ou da FCT, evitando a inserção manual em múltiplas entidades; fornecer indicadores bibliométricos centrados no investigador, na área científica, ou na instituição; e fornecer aos investigadores e instituições interfaces especializadas para acesso à sua informação.

Destinatários do serviço

Pode ser usado por todos os utilizadores das instituições ligadas à RCTSaai.

 


Editoras B-On

A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso ilimitado e permanente às instituições de investigação e do ensino superior a milhares de periódicos e ebooks de alguns dos principais fornecedores de conteúdos científicos internacionais.

Destinatários do serviço

Este serviço destina-se aos utilizadores de instituições ligadas à RCTSaai e que pertençam ao consorcio B-ON.

 


Site GÉANT

Conjunto de ferramentas de testes e acesso aos serviços prestados pela GÉANT, fornecidos à comunidade de investigação.

Destinatários do serviço

Pode ser usado por todos os utilizadores de instituições que se encontram ligadas ao eduGAIN.

 


Cloud Catalogue

O Cloud Catalogue da GÉANT fornece um resumo da lista dos fornecedores de serviços Cloud dedicados à educação e pesquisa. O Cloud Catalogue permite que às instituições comparar fornecedores e auxilia na celebração de contratos. Todos os detalhes de cada serviço estão apresentados no Cloud Catalogue.

 

Destinatários do serviço

Pode ser usado por todos os utilizadores de instituições que se encontram ligadas ao eduGAIN.
Comunicação e Colaboração

Educast

Educast é um serviço de gestão de vídeo para registo e distribuição simples de conteúdos lectivos (aulas). O sistema central garante o pós-processamento necessário para que estes fiquem disponíveis aos alunos através da Internet.

 

 

Destinatários do serviço

Este serviço pode ser usado por todos os utilizadores de instituições que se encontram ligadas à RCTSaai.

 


Colibri v1.0 e Colibri v2.0  

O Colibri v1.0 é um Ambiente de Colaboração WEB sofisticado. Disponibiliza ferramentas para a realização de aulas, reuniões ou trabalhos de grupo para professores e alunos através da Internet. A nova plataforma, o Colibri v2.0, permite o acesso a recursos avançados de partilha, acesso via plataformas móveis e a gravação de sessões.

 

Destinatários do serviço

Este serviço pode ser usado por todos os utilizadores de instituições que se encontram ligadas à RCTSaai.

 


Recorder Educast

O Recorder Educast é a ferramenta para gravação de vídeos para o serviço Educast usando o sistema operativo Windows e macOS. Faz o aprovisionamento das licenças necessárias para a utilização deste software no ambiente Windows.


Destinatários do serviço

Este serviço pode ser usado por todos os utilizadores de instituições que se encontram ligadas à RCTSaai.

 


Videocast  

O Videocast permite transmitir video, áudio e slides em tempo real, através de uma simples página Web. Poderá ainda incluir chat, twitter e acesso controlado dos utilizadores.

O Videocast está disponível para a comunidade académica e científica e é utilizado maioritariamente em eventos institucionais, palestras e workshops.


Destinatários do serviço

Este serviço pode ser usado por todos os utilizadores de instituições que se encontram ligadas à RCTSaai.

 


DreamSpark

O programa DreamSpark proporciona aos utilizadores das instituições de ensino o acesso a ferramentas de desenvolvimento e design de nível profissional. Estas ferramentas da Microsoft ajudarão a aumentar o nível de aprendizagem e de conhecimento nas áreas de design, tecnologia, matemática, ciências e engenharias.

Destinatários do serviço

Este serviço pode ser usado pelos utilizadores das instituições que tenham acordo celebrado com a Microsoft, sendo utilizada a sua conta institucional, e a autenticação federada, apenas para confirmar que o utilizador pertence a uma instituição de ensino superior. Caso o utilizador use a sua conta Microsoft terá apenas acesso a um número limitado de aplicações e não à sua totalidade.

 


Filesender

Aplicação que permite aos utilizadores enviar e armazenar temporariamente ficheiros de elevada dimensão. Para realizar o envio de ficheiros através do filesender é necessário utilizar a sua conta institucional. Os utilizadores a quem se destinam os ficheiros tem acesso de forma livre.

Destinatários do serviço

Este serviço pode ser usado por todos os utilizadores das instituições que se encontram ligadas à RCTSaai.

 


Confluence

  O Confluence é uma plataforma de trabalho colaborativo com espaços públicos e privadas. Os espaços privados são acessíveis aos utilizadores de instituições ligadas à RCTSaai e com permissões de acesso atribuídas pelo Administrador do respetivo espaço.

Destinatários do serviço

Os espaços privados do Confluence estão acessíveis a todos os utilizadores de instituições ligadas à RCTSaai com permissões de acesso atribuídas pelo Administrador do espaço.

 


RendezVous

Serviço de vídeo-conferência da RENATER, com base no padrão WebRTC, permite realizar uma videoconferência pela Web a partir de um navegador, sem plug-ins ou software de terceiros. Este serviço é acessível via Chrome, Chromium e Opera.

Destinatários do serviço

Pode ser usado por todos os  os utilizadores de instituições ligadas ao eduGAIN.

 


WebTUT

O WebTUT é um serviço de videoconferência orientada ao atendimento especializado para  professores, secretaria e helpdesk.

Destinatários do serviço

Pode ser usado por todos os utilizadores de instituições ligadas ao eduGAIN.

 


eduCONF

O eduCONF é um sistema para testar salas de videoconferência e também um diretório de Sistemas de Videoconferência

Destinatários do serviço

Pode ser usado por todos os utilizadores de instituições ligadas ao eduGAIN.
Conectividade e Infraestrutura

eduroam.pt

O sítio web eduroam.pt é a página oficial desta rede em Portugal e destina-se a dar informação relevante sobre a rede eduroam. Nele pode consultar toda a informação sobre esta rede, nomeadamente onde a mesma está disponível e como se ligar a ela. Tem ainda disponível informações de suporte, como a lista das instituições e os respectivos contactos para apoio aos utilizadores, e também acesso a estatísticas de utilização da rede eduroam.

Toda a informação está disponível de forma pública, sendo disponibilizada algumas ferramentas de suporte adicional aos utilizadores que realizarem a autenticação federada. A gestão da informação sobre as instituições e o acesso a informação detalhada de cada uma é disponibilizada aos gestores das instituições eduroam, mediante os processos de autenticação federada.

 

Destinatários do serviço

Este serviço pode ser usado por todos os utilizadores de instituições ligadas à RCTSaai. O acesso federado pelos utilizadores a este serviço permite ter acesso a ferramentas adicionais e, no caso dos gestores do serviço, a informação adicional e à gestão da informação da instituição.

 


Relatórios mensais RCTS IP

Aérea privada associada ao serviço RCTS IP, onde é possível aceder aos arquivos dos relatórios mensais de utilização da rede RCTS e a alguns gráficos de utilização do serviço, em tempo real. 


Destinatários do serviço

Este serviço apenas pode ser usado pelos contactos técnicos das instituições ligadas à RCTSaai.

 


RCTSaai-RR

O serviço RCTSaai-RR, desenvolvido pela HEAnet, disponibiliza uma interface de gestão da informação existentes no ficheiro de metadados da RCTSaai. Os contactos técnicos das instituições ligadas à RCTSaai tem acesso a este sistema para atualização da informação dos componentes (Fornecedor de Identidade e Fornecedores de Serviço) para os quais são identificados como responsáveis.

Destinatários do serviço

 Este serviço destina-se aos contactos técnicos das instituições ligadas à RCTSaai.

 


CAT

O serviço eduroam CAT (eduroam Configuration Assistant Tool) permite aos utilizadores da rede eduroam o acesso a ferramentas de configuração automática dos seus dispositivos sem fios.

O acesso ao eduroam CAT é aberto a todos os utilizadores, que apenas necessitam de escolher a sua instituição de origem, para de imediato ter acesso aos instaladores. Apenas os administradores das instituições eduroam ligadas ao eduGAIN necessitam de realizar o processo de autenticação (federado ou via redes sociais), para terem acesso à interface de gestão e configuração dos dados da sua instituição.

Destinatários do serviço

 Este serviço destina-se a todos os utilizadores das instituições ligadas à rede eduroam. Os contactos técnicos das instituições ligadas à RCTSaai devem usar a autenticação federada para poderem gerir a informação da sua instituição e os parâmetros de configuração dos instaladores eduroam CAT afectos à sua instituição.

 


STUN/TURN

O STUN/TURN fornece um conjunto de ferramentas que permitem apoiar os utilizadores e programadores das instituições a ultrapassarem as limitações de rede (ex.:Firewall / NAT Traversal).

Destinatários do serviço

Pode ser usado por todos os utilizadores das instituições ligadas ao eduGAIN.
Segurança

Digicert

Serviço de Certificados Pessoais

Certificados que permitem a identificação do utilizador como sendo elemento de uma instituição, podendo ser usados para assinar e cifrar mensagens de email ou assinar documentos.

Destinatários do serviço

Pode ser usado por todos os utilizadores de instituições ligadas ao eduGAIN e que participam no serviço RCTS Certificados.

 

A sua instituição não está na lista ?

Deve contactar o centro de informática da sua instituição para dar início ao processo de adesão ao RCTSaai e/ou eduGAIN.

Lista de instituições participantes na RCTSaai e eduGAIN

Membros RCTSaai


  • Agência de Inovação
  • Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
  • Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
  • Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
  • Escola Náutica Infante Dom Henrique
  • FCT|FCCN
  • Fundação para Ciência e Tecnologia
  • Instituto Politécnico da Guarda
  • Instituto Politécnico de Beja
  • Instituto Politécnico de Bragança
  • Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • Instituto Politécnico de Coimbra
  • Instituto Politécnico de Leiria
  • Instituto Politécnico de Lisboa
  • Instituto Politécnico de Santarém
  • Instituto Politécnico de Setúbal
  • Instituto Politécnico de Tomar
  • Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
  • Instituto Politécnico do Porto
  • Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa
  • International Iberian Nanotechnology Laboratory
  • Laboratório Nacional de Engenharia Civil
  • Laboratório Nacional de Engenharia e Geologia
  • Universidade Aberta
  • Universidade Autónoma de Lisboa
  • Universidade Católica Portuguesa
  • Universidade da Beira Interior
  • Universidade da Madeira
  • Universidade de Aveiro
  • Universidade de Coimbra
  • Universidade de Évora
  • Universidade de Lisboa
  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Universidade do Algarve
  • Universidade do Minho
  • Universidade do Porto
  • Universidade dos Açores
  • Universidade Fernando Pessoa
  • Universidade Lusíada
  • Universidade Lusófona
  • Universidade Nova de Lisboa
  • Universidade Técnica de Lisboa
  • Universidade Portucalense

Membros eduGAIN


  • FCT|FCCN

  • Universidade do Algarve
 

Contactos da Equipa RCTSaai


 

Telefone: +351 21 844 0101

E-mail: rctsaai@fccn.pt

 Contactos de Suporte Institucionais


 

Está com problemas em autenticar-se?

Consulte o contacto de suporte da sua instituição

 

O que é o RCTSaai ?


O RCTSaai é uma infraestrutura de autenticação e autorização (AAI) e tem como objetivo simplificar a oferta de serviços web a toda comunidade RCTS. Alunos, professores e funcionários das instituições participantes, utilizando a sua conta institucional, tem acesso a um conjunto de serviços disponíveis através da RCTSaai.

 

Para entrar nos serviços da RCTSaai terá apenas de realizar uma autenticação utilizando sua conta institucional.

Quais os serviços disponíveis na RCTSaai?


Consulte o catalogo de serviços RCTSaai e utilize a sua conta institucional para entrar.

Como aceder a um serviço?


Sempre que escolhe a opção de acesso (Entrar/Login) nos serviço RCTSaai é necessário indicar qual a instituição a que pertence, para que seja redireccionado para a página de autenticação da mesma.

Exemplo:

 

 

No serviço deve seleccionar o botão de Entrar/Login existente na página principal do serviço.

 

Após seleccionar o botão de Entrar/Login o utilizador é redireccionado para uma página onde deve indicar a instituição a que pertence. Pode escolher diretamente da lista apresentada ou escrever o nome ou sigla da sua instituição.

Identificada a sua instituição deve seleccionar o botão "Entrar" para que seja redireccionado para a respectiva página de autenticação.

 


Na página de autenticação da sua instituição utilize as credenciais de acesso que costuma usar para aceder a serviços internos como por exemplo o eduroam.

 

 

Após a colocação das credênciais de acesso, e da autenticação com sucesso, será mostrado ao utilizador os seus dados que vão ser passados para o serviço. Deverá verificar esses dados e caso concorde com a sua utilização deverá carregar no botão Aceitar.

Se não concordar com a utilização dos dados deverá carregar no botão Rejeitar. Nesse caso o acesso ao serviço não será realizado.


 

 

Após a autenticação com sucesso, o serviço irá mostrar a informação do utilizador, tipicamente no canto superior direito ou numa página de preferências.

 

Apenas um autenticação

Após uma primeira autenticação pode aceder aos restantes serviços federados e não será necessário realizar novamente a autenticação.

 

 

Problemas na autenticação?


 Se está com problemas em autenticar-se (ex.: não sabe as suas credenciais, recebe uma mensagem de erro) deve entrar em contacto com o serviço de suporte da sua instituição.

A minha instituição pertence à RCTSaai?


Para verificar se a sua instituição pertence à RCTSaai consulte a lista de Entidades Ligadas ao RCTSaai.

Como posso obter as credenciais de autenticação?


A autenticação na federação RCTSaai é feita com recurso à conta institucional do utilizador. Por isso deve requerer esta junto dos serviços de informática da sua instituição. 

Esta é uma forma de autenticação segura?


Sim, esta é uma forma de autenticação segura e baseada em mecanismos de autenticação modernos e comprovadamente seguros. O processo de autenticação está localizado na instituição do utilizador, o que garante que os dados não são transmitidos entre o serviço e a instituição. Desta forma os gestores dos serviços não têm acesso aos dados de autenticação dos utilizadores.

O que devo fazer caso as minhas credenciais sejam comprometidas?


Caso as credenciais de acesso do utilizador sejam comprometidas, este deve reportar o problema ao centro de informática da sua instituição e proceder à sua alteração de imediato.

Que dados dos utilizadores são transmitidos aos serviços?


Por forma a dar acesso a cada um dos serviços é transmitido, de forma segura, um conjunto de informações dos utilizadores. Estes são os mesmos dados que o utilizador teria de fornecer caso a autenticação nos serviços fosse feita localmente.

No primeiro acesso a cada um dos serviços, o utilizador terá acesso à lista dos seus atributos transmitidos, podendo ou não concordar com a sua transmissão. Caso não concorde o acesso ao serviço é negado.

É ainda dada a possibilidade aos utilizadores de em cada novo processo de autenticação verem os dados que vão ser enviados para os serviços.

 

Quer utilizar a autenticação RCTSaai no seu serviço ?

Para permitir a autenticação RCTSaai no seu serviço é necessário a instalação de um Fornecedor de Serviço.

Consulte a página de Instalação de Fornecedor de Serviço.

Quer permtir a autenticação RCTSaai aos seus utilizadores ?

Para que os utilizadores da sua instituição possam usar os serviços RCTSaai é necessário a instalação de um Fornecedor de Identidade.

Consulte a página de Instalação de Fornecedor de Identidade.

Fornecedor de Identidade na RCTSaai - Quais os passos necessários ?

São necessários os seguintes passos para integrar um fornecedor de identidade na RCTSaai:

  1. Pedido formal de ligação à federação de identidade RCTS
  2. Assinatura do protocolo de adesão à federação de identidade RCTS
  3. Instalação do Fornecedor de Identidade e configuração em ambiente de testes (RCTSaaiTestes)
  4. Passagem do Fornecedor de Identidade para o ambiente de produção (RCTSaai)

Saiba mais informações através do link Fornecedor de Identidade na RCTSaai

Fornecedor de Identidade no eduGAIN - Quais os passos necessários ?

Para realizar a integração no eduGAIN são necessários os seguintes passos:

  1. Pedido formal de ligação
  2. Cumprir requisitos técnicos eduGAIN

Saiba mais informações através do link Fornecedor de Identidade no eduGAIN

Metadados

Os metadados de uma federação enumeram os intervenientes da federação considerados de confiança (fornecedores de identidade e serviço) e armazenam informação (ex.: entityID, chave pública do certificado) que permite estabelecer uma comunicação segura.

Saiba mais através do link Metadados - O que são ?

Atributos

Os atributos são informação do utilizador enviada pelo fornecedor de Identidade a um serviço após uma autenticação bem sucedida. É com base nesta informação que os serviços autorizam o acesso do utilizador.

Saiba mais através do link Atributos para que servem ?

Serviço de Redireccionamento - WAYF

Sempre que o utilizador escolhe a opção de acesso (Entrar/Login) a um serviço é necessário indicar qual a instituição a que pertence, para que seja redireccionado para a página de autenticação da mesma. É com este propósito que existe o serviço WAYF (iniciais de "Where Are You From"), que se dedica a encaminhar os utilizadores para o ponto de autenticação da sua instituição de origem.

Apenas os Fornecedores de Serviço necessitam de configurar este serviço:

 

Saiba mais através do link Serviço WAYF (Where are you From?)

 

 


  • No labels