Manutenção programada - 12:00 de 29/06/2018

Devido à necessidade de realização de uma manutenção técnica, o serviço Confluence irá estar indisponível na próxima sexta feira, dia 29 de junho de 2017, a partir das 12:00 horas.

O tempo estimado para a realização desta intervenção é de cerca de 60 minutos. Iremos procurar ser o mais breves possíveis e tentar garantir o menor impacto possível.

Árvore de páginas
Ir directamente para o fim dos matadados
Ir directamente para o início dos matadados

 

O que é o RCTSaai ?


O RCTSaai é uma infraestrutura de autenticação e autorização (AAI) e tem como objetivo simplificar a oferta de serviços web a toda comunidade RCTS. Alunos, professores e funcionários das instituições participantes, utilizando a sua conta institucional, tem acesso a um conjunto de serviços disponíveis através da RCTSaai.

 

Para entrar nos serviços da RCTSaai terá apenas de realizar uma autenticação utilizando sua conta institucional.

Quais os serviços disponíveis na RCTSaai?


Consulte o catalogo de serviços RCTSaai e utilize a sua conta institucional para entrar.

Como aceder a um serviço?


Sempre que escolhe a opção de acesso (Entrar/Login) nos serviço RCTSaai é necessário indicar qual a instituição a que pertence, para que seja redireccionado para a página de autenticação da mesma.

Exemplo:

 

 

No serviço deve seleccionar o botão de Entrar/Login existente na página principal do serviço.

 

 

Problemas na autenticação?


 Se está com problemas em autenticar-se (ex.: não sabe as suas credenciais, recebe uma mensagem de erro) deve entrar em contacto com o serviço de suporte da sua instituição.

A minha instituição pertence à RCTSaai?


Para verificar se a sua instituição pertence à RCTSaai consulte a lista de Entidades Ligadas ao RCTSaai.

Como posso obter as credenciais de autenticação?


A autenticação na federação RCTSaai é feita com recurso à conta institucional do utilizador. Por isso deve requerer esta junto dos serviços de informática da sua instituição. 

Esta é uma forma de autenticação segura?


Sim, esta é uma forma de autenticação segura e baseada em mecanismos de autenticação modernos e comprovadamente seguros. O processo de autenticação está localizado na instituição do utilizador, o que garante que os dados não são transmitidos entre o serviço e a instituição. Desta forma os gestores dos serviços não têm acesso aos dados de autenticação dos utilizadores.

O que devo fazer caso as minhas credenciais sejam comprometidas?


Caso as credenciais de acesso do utilizador sejam comprometidas, este deve reportar o problema ao centro de informática da sua instituição e proceder à sua alteração de imediato.

Que dados dos utilizadores são transmitidos aos serviços?


Por forma a dar acesso a cada um dos serviços é transmitido, de forma segura, um conjunto de informações dos utilizadores. Estes são os mesmos dados que o utilizador teria de fornecer caso a autenticação nos serviços fosse feita localmente.

No primeiro acesso a cada um dos serviços, o utilizador terá acesso à lista dos seus atributos transmitidos, podendo ou não concordar com a sua transmissão. Caso não concorde o acesso ao serviço é negado.

É ainda dada a possibilidade aos utilizadores de em cada novo processo de autenticação verem os dados que vão ser enviados para os serviços.

  • Sem rótulos