Manutenção programada - 12:30 de 20/01/2017

Devido à necessidade de realização de uma manutenção técnica, o serviço Confluence irá estar indisponível na próxima sexta feira, dia 20 de Janeiro de 2017, a partir das 12:30 horas.

O tempo estimado para a realização desta intervenção é de cerca de uma hora. Iremos procurar ser o mais breves possíveis e tentar garantir o menor impacto possível.

Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Acordo Quadro Europeu de serviços Cloud IaaS 

[Uninett] 20170601 Video on the IaaS agreements


Dez mil instituições, 36 NREN - National Research & Education Networks e, a uni-las, a associação europeia Géant, negociaram colectivamente, 1 acordo quadro pan-europeu para Cloud Computing  com os 20 fornecedores mais importantes de IaaS.

Em Julho de 2017, as instituições portuguesas podem, simplesmente, escolher os serviços e os prestadores de serviços que preferirem e executarem o workload no seu computador ou infraestrutura.

Procurment, contratação, privacidade de dados e integração de dados estão abrangidos neste acordo quadro, permitindo que 50 milhões de utilizadores possam usufruir do melhor que a computação em nuvem tem para oferecer, de forma fácil e segura.

As instituições podem comprar directamente ao fornecedor seleccionado, e os contratos estão compatíveis com a privacidade e os regulamentos da segurança de dados da EU, podendo confiar que a sua informação está protegida e segura na cloud.

O Acordo Quadro oferece um base sólida para o estabelecimento de contratos locais e através do Catalog do Géant as instituições podem localizar os serviços que pretendem para as suas necessidades.

A agregação da procura reduz o preço e todas as instituições beneficiam do mesmos preços independentemente da quantidade adquirida.

Está, ainda, disponível o mecanismo de single sign on e todos os serviços cloud estão ligados à rede de dados, de alto desempenho, da Géant, reduzindo significativamente os custos de tráfego de rede.

Benefícios do Acordo Quadro

Ao oferecem um mercado único digital a toda a comunidade europeia NREN, são asseguradas às instituições serviços de valor acrescentado. As instituições individuais verificam que podem obter maiores taxas de desconto que atendam aos requisitos técnicos específicos das instituições educacionais. Para as NRENs, um mercado único digital garante um campo de igualdade na comunidade e economiza tempo e recursos para negociar o labirinto de termos e condições legais. Além disso, uma oferta ampla e diversificada de tais serviços vitais serve para fortalecer a relação entre as NRENs e as instituições constituintes. 

Os benefícios que se podem retirar deste acordo quadro são a facilidade de acesso, a simplicidade e o tempo reduzido de espera do gozo dos serviços bem como dos procedimentos contratuais.

  • Mecanismo de procurment compatível com o consumo de serviços em nuvem.
  • Melhores preços através do aumento do poder de compra, agregando a procura em vários países.
  • Templates de contratos reduzindo substancialmente os custos legais e oferecendo melhores condições legais.
  • Single sign on (SSO) e autenticação de utilizador usando SAML e eduGAIN facilitando o uso de credenciais de logon institucional [eduGAIN] .
  • Garantia de que os dados são manuseados  de forma segura e de acordo com as normas europeias e nacionais.
  • Limite nos custos de tráfego da rede - egress charges
  • Direct peering, alta capacidade e baixa latência. 

 

 

Estamos disponíveis para o esclarecimento de dúvidas e questões que possam surgir. Agradecemos que, para o efeito, seja usado o endereço de email (GeantCloud@fccn.pt).

 

 

  • No labels